Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

08/03/2016ㅤ Publicado às 16:26

Durante os meses de janeiro e fevereiro do ano de 2016, a fiscalização do CAU/MA realizou uma série de ações em parceria com alguns órgãos do estado do Maranhão, como Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público Federal e Justiça Federal do Maranhão.

A primeira ação, em conjunto com a Defensoria, consistiu em uma vistoria no Fórum Desembargador Sarney Costa realizada em duas etapas, no dia 18 de novembro de 2015 e no dia 28 de janeiro de 2016. O principal foco da vistoria foi averiguar a questão da acessibilidade universal no local, tendo em vista o seu caráter público. As fiscais do CAU/MA tiveram o acompanhamento do defensor público Benito Pereira Filho, da coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (CIAPD) da DPE/MA, Lívia Cristina Carvalho, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEPD/MA), Dylson Bessa e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF), Francisco José Pires.

Já na ação realizada a pedido do Ministério Público federal, no dia 26 de janeiro deste ano, a visita foi no Condomínio Residencial Maraville, localizado na Estrada da Maioba, na cidade de São José de Ribamar/MA. A finalidade principal foi apurar a existência de eventual risco à incolumidade física dos moradores dos apartamentos do condomínio em questão, tendo em vista as denúncias de vícios construtivos anteriores. Foram avaliados itens relativos à segurança dos moradores das unidades habitacionais, à acessibilidade universal, ao sistema de proteção contra incêndio e pânico, à situação das instalações hidráulicas e a existência de infiltração a comprometer as estruturas.

Por fim, acatando a solicitação da Justiça Federal do Maranhão, foi realizada uma vistoria no atracadouro flutuante do Porto do Jacaré na cidade de Alcântara/MA, no dia 05 de fevereiro de 2016. O foco principal foi apurar a situação das instalações do porto referentes à segurança dos usuários e à adequação do terminal portuário à acessibilidade universal, tendo em vista as denúncias de existência de uma série de problemas na estrutura do atracadouro.

Considerando as informações colhidas nos locais das ações, foi concluído que a questão da acessibilidade universal é um quesito problemático comum nas fiscalizações, visto que foram encontrados diversos obstáculos que dificultam e até mesmo impossibilitam que as pessoas portadoras de deficiência física e/ou mobilidade reduzida transitem de forma autônoma por todas as áreas. Projetar a acessibilidade dos locais públicos com ganhos de funcionalidade é a garantia de melhor qualidade para todos os cidadãos. A autonomia quebra paradigmas e favorece a prática inclusiva no ambiente urbano, principalmente às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Diante disso, reitera-se a importância do arquiteto e urbanista na formação de uma cidade acessível universalmente, visto que este é o profissional habilitado para elaboração de projetos de adequação de acessibilidade, colocando em prática todas as normas pertinentes ao tema.

 

 

Fórum Desembargador Sarney Costa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Condomínio Maraville

 

 

 

 

 

 

 

Porto do Jacaré (Alcântara)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/11/2025

CAU/MA participou do Encontro Nacional da Comissão de Planejamento e Finanças 2025 em Salvador (BA)

Destaques

31/10/2025

Imperatriz e Açailândia recebem ação de fiscalização do programa CAU Rotas

Destaques

29/10/2025

CAU/MA impugna edital de concurso público da Prefeitura de Caxias/MA por descumprimento do piso salarial dos arquitetos e urbanistas

Destaques

28/10/2025

CAU/MA em Foco: Nova edição já está disponível!