Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

01/04/2024ㅤ Publicado às 11:14

 

Governo Federal publicou em janeiro de 2024 o decreto que cria a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção). O objetivo do Decreto da Nova Estratégia BIM é impulsionar o uso da metodologia por meio de tecnologias e processos no Brasil, resultando em redução de custos e de tempo de obras, além de contribuir para a descarbonização do setor de construção. O Decreto da Nova Estratégia BIM foi lançado como parte da Nova Indústria Brasil (NIB), plano do Governo Federal estimular o desenvolvimento do setor industrial brasileiro, com investimentos da ordem de R$ 300 bilhões até 2026.

A ideia é que o Governo Federal, como um grande consumidor dos serviços de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, tenha a capacidade de estimular e disseminar o uso do BIM por todo o mercado que incluem preocupações com a sustentabilidade e com a industrialização do setor.

Patrícia Sarquis, presidente do CAU Brasil, esteve na reunião nacional representando os arquitetos e urbanistas e o CAU/BR, por meio da DELIBERAÇÃO PLENÁRIA DPOBR N° 0145-005/2024, publicou Manifesto de apoio a estratégia BIM BR do BIM FÓRUM BRASIL (BFB), em fevereiro de 2024.

No Maranhão, o decreto 38.886 que dispõe sobre a estratégia estadual de implantação e disseminação do BIM, criando assim o Comitê Gestor da Estratégia do Estado, foi assinado pelo governador Carlos Brandão e publicado no final de fevereiro no Diário Oficial.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA-MA) presidirá o Comitê Gestor da Estratégia BIM-MA (CGBIM-MA), que terá a finalidade de implementar o BIM e gerenciar suas ações. A metodologia promoverá inovação tecnológica e processos para melhorar a qualidade de projetos e obras públicas até 2028.

Além da SINFRA, integrarão o comitê a Casa Civil, Secretarias de Estado do Governo, Planejamento, Transparência e Controle, Ciência e Tecnologia; UEMA e Conselhos de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MA) e de Engenharia e Agronomia (CREA/MA). Representantes do CAU/MA, o arquiteto e urbanista e conselheiro, Gladstone Mapurunga e Silva Junior (TITULAR) e o arquiteto e urbanista e conselheiro, José Lourival Coelho Neto (SUPLENTE) integrarão o Comitê Gestor Estadual (CGBIM_MA).

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) desempenha um papel crucial como importante entidade de classe participativa nesse processo de transição, garantindo que os profissionais da arquitetura estejam plenamente envolvidos para assegurar que os profissionais possam contribuir efetivamente para a bem-sucedida implementação do BIM no Maranhão a exemplo do Sul e Sudeste, alinhando-se as melhores práticas e promovendo a excelência na construção civil do Maranhão.

 

Acesse:

Decreto Estadual 

Decreto BIM_MA-22_02_2024

Deliberação Plenária CAU/BR 

SEI_0169769_Deliberacao_Plenaria_do_CAU_BR_0145_005_2024_BIM (1) 

Manifesto de apoio à Estratégia BIM – CAU/BR

Anexo_da_DPOBR_0145.005.2024_Manifesto de apoio à Estratégia BIM BR (1)

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

05/01/2026

Anuidade 2026: Confira os descontos e condições de pagamento para profissionais e empresas

Destaques

23/12/2025

CAU/MA deseja Boas Festas e um novo ano de realizações

Destaques

18/12/2025

Refis na reta final: arquitetos e urbanistas têm até 31 de dezembro para se regularizar com o CAU

Destaques

17/12/2025

CAU/MA realiza ação solidária com doação de alimentos no bairro da Alemanha, em São Luís