Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

10/12/2014ㅤ Publicado às 14:29

Entre os objetivos, estão estudos para disciplinar as relações entre profissionais dos países europeus e do Brasil

O CAU/BR assinou segunda-feira (8/12) o memorando de entendimento com o Architects Council of Europe (ACE), da Comunidade Européia, com o objetivo de auxiliar na consolidação das ações e dos esforços para tratar de questões de interesse mútuo relacionadas à arquitetura, ao ensino da arquitetura, à pesquisa, aos padrões profissionais e regulatórios, à mobilidade profissional, às questões ambientais, à prática e ao desenvolvimento profissional, à influência política, entre outros.

 

A assinatura ocorreu em Bruxelas, na Bélgida, sede da ACE. Firmaram o documento o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, e Luciano Lazzari, presidente da ACE. O coordenador da Comissão de Relações Internacionais, negociador do acordo, Roberto Simon, e o secretário geral da ACE, Ian Pritchard, igualmente assinaram o documento.

 

Entre os pontos acordados estão os seguintes:

– Convidar e incentivar representações nos respectivos corpos funcionais e o compartilhamento de informações de interesse mútuo;

– Desenvolver ações políticas efetivas para influenciar formadores de opinião e elaboradores de políticas para que criem melhores normas e condições para a disseminação da arquitetura de qualidade;

– Estudar um acordo para facilitar aos respectivos membros a prática profissional na Europa e no Brasil.

 

Dois novos acordos serão assinados ainda em dezembro com o Colégio de Arquitetos da Espanha (CSCAE) e com o Royal Institute of British Architects (RIBA), da Grã Bretanha – este o conselho de arquitetos mais antigo do mundo, com origem em 1834.  Em janeiro será assinado acordo com o National Council of Architectural Registration Boards (NCARB), dos Estados Unidos.

Outros acordos já firmados envolvem a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OAP); o American Institute of Architects (AIA), dos Estados Unidos; e o National Architectural Accreditation Board (NAAB), também norte-americano.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, “tais acordos visam uma maior troca com países de reconhecida experiência no setor, para atender melhor a sociedade, objeto de nossa atenção maior, e ao arquiteto, naturalmente”.  Os acordos tem como pontos comuns a preocupação com o combate ao exercício ilegal da profissão, o incentivo ao ensino e o conhecimento das boas práticas de regulamentação da classe. “São igualmente importantes porque criam canais de diálogos entre o Brasil e os diferentes países, para a discussão de temas de interesse da Arquitetura e Urbanismo no geral e, quando for o caso, para resolver eventuais questões de interesse mais específico para o país”.

 

Segundo Roberto Simon, “as profundas transformações na área tecnológica e, em particular, na arquitetura, abriram caminhos para uma melhor qualificação no resultado do projeto. Ao mesmo tempo, essas mudanças impuseram a necessidade de um maior relacionamento e de um nivelamento dos conhecimentos entre os profissionais de diferentes países”.

 

Já foram iniciados os contatos para outros acordos com Rússia, Itália, Angola, Cabo Verde, Moçambique e os países do Mercosul.

Leia a integra do acordo com a Comunidade Européia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/11/2025

CAU/MA participou do Encontro Nacional da Comissão de Planejamento e Finanças 2025 em Salvador (BA)

Destaques

31/10/2025

Imperatriz e Açailândia recebem ação de fiscalização do programa CAU Rotas

Destaques

29/10/2025

CAU/MA impugna edital de concurso público da Prefeitura de Caxias/MA por descumprimento do piso salarial dos arquitetos e urbanistas

Destaques

28/10/2025

CAU/MA em Foco: Nova edição já está disponível!