Ícone SICCAU
SICCAU Serviços Online

28/03/2025ㅤ Publicado às 14:06

Aconteceu ontem, no Mirante da cidade de São Luís, o lançamento do livro “Arquitetura do Século XX: O Art Déco e o Moderno”, de autoria da arquiteta e urbanista Grete Pflueger. O evento contou com a presença de professores, estudantes, profissionais da área e entusiastas da arquitetura, destacando a importância do patrimônio arquitetônico da cidade.

Grete, que também é conselheira e coordenadora da Comissão de Educação e Formação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CEF-CAU/MA), apresenta na obra um olhar detalhado sobre o acervo arquitetônico do século XX de São Luís. A autora propõe uma reflexão inovadora sobre a evolução da cidade, ressaltando como os novos edifícios modernistas, influenciados pelo Art Déco e pelo Modernismo, se integraram à identidade urbana já consolidada de São Luís. Destacou como as tendências arquitetônicas de vanguarda, originadas na Europa e nos Estados Unidos, impactaram o desenvolvimento da cidade, com a introdução de novos edifícios verticais que coexistem harmonicamente com as construções históricas.

Na oportunidade, Grete homenageou o arquiteto e urbanista Cleon Furtado, cuja produção arquitetônica é latente na cidade de São Luís no século XX. O arquiteto e urbanista e conselheiro do CAU/MA, Ricardo Furtado, representando seu pai,  fez um discurso emocionante ao reafirmar a importância do trabalho de Cleon para São Luís, o qual dialoga com a arquitetura colonial predominante, finalizando suas palavras com a citação “Arquitetura é um estado de espírito e não uma profissão”, pelas palavras de Le Corbusier.

O lançamento da obra teve como convidados as seguintes autoridades ligadas ao Patrimônio Histórico: Lena Brandão; Superintendente do IPHAN/MA, Esmênia Miranda; vice-prefeita de São Luís, Kátia Bogea; presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico – FUMPH, Hermes Fonseca; presidente do CAU/MA, Luís Eduardo Longhi, Superintendente do Patrimônio Cultural do Estado do Maranhão e  Andreia Vasconcelos; Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação – SEMURH.

Este lançamento representa um passo significativo para a valorização do patrimônio histórico de São Luís, ressaltando a capacidade da cidade em manter um diálogo contínuo entre o passado e o presente. Ao preservar sua rica história arquitetônica e, ao mesmo tempo, abraçar as inovações do século XX, a cidade reafirma seu compromisso com a preservação e a modernidade.

O lançamento do livro foi incentivado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH) e da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão (CAU/MA), que também atuou como parceiro no evento.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques

18/11/2025

CAU/MA participou do Encontro Nacional da Comissão de Planejamento e Finanças 2025 em Salvador (BA)

Destaques

31/10/2025

Imperatriz e Açailândia recebem ação de fiscalização do programa CAU Rotas

Destaques

29/10/2025

CAU/MA impugna edital de concurso público da Prefeitura de Caxias/MA por descumprimento do piso salarial dos arquitetos e urbanistas

Destaques

28/10/2025

CAU/MA em Foco: Nova edição já está disponível!