CHAPA 01-MA

Candidatos:

HERMES DA FONSECA NETO (Titular) e GRETE SOARES PFLUEGER (suplente)
LÚCIO FLÁVIO PAIVA E PAIVA (Titular) e CLAUDIO HENRIQUE FERRO FREIRE (suplente)
ROBERTO LOPES FURTADO (Titular) e ALEX OLIVEIRA DE SOUZA (suplente)
ARISTELSON MENDONÇA FREITAS (Titular) e ANE CRISTINA ROCHA FRAZÃO (suplente)
JOSÉ MARCELO DO ESPÍRITO SANTO (Titular) e DENNIS ALBERT RODRIGUES GUILHON (suplente)
ROGERIO HENRIQUE FRAZAO LIMA (Titular) e ANA ELIZA CANTANHEDE PEREIRA (suplente)
MARCUS GUSMÃO FERREIRA SANTOS SILVA (Titular) e MARCOS NUNES MORAIS (suplente)
ANDREIA JANE LEANDRO CAMARA (Titular) e FABIOLA ALMEIDA RAMOS (suplente)
UBIRATÃ MILHOMEM COSTA (Titular) e NORTHON ALMEIDA FERRAZZI (suplente)
SANADJA DE MEDEIROS SOUZA (Titular) e RENATO TEIXEIRA E SILVA (suplente)

Obs. Veja a síntese de currículos de cada candidato após o plano de trabalho.

Plano de trabalho:

Tendo a frente da CHAPA, como candidato à Conselheiro Federal Titular, HERMES FONSECA, que exerceu os dois primeiros mandatos de presidente do CAU/MA, e para suplente GRETE PFLUEGER, professora adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, que, juntamente com os candidatos a conselheiros titulares e suplentes, representantes de várias áreas de atuação, pretendem continuar o projeto de um CAU com muito otimismo, diplomacia, racionalidade nas decisões, coerência nas propostas de trabalho e, o mais importante, com a participação de todos. Juntos, temos a certeza de que a cada dia estaremos superando as dificuldades e rompendo as barreiras encontradas, pois somos todos Arquitetos e Urbanistas, com a criatividade e conhecimento que nos proporciona: a capacidade de realizar sonhos; de alterar o espaço urbano; de promover a qualidade de vida; e porque não de CONSTRUIR UM CONSELHO CADA VEZ MELHOR. As propostas terão como prioridades as questões de Ensino, Ética e Valorização profissional promovendo a: - atuação direta com as escolas de arquitetura e urbanismo, no sentido de aproximar as atividades do CAU/MA para as comunidades universitárias; - valorização profissional, através de campanhas que esclareçam as atribuições dos arquitetos e urbanistas; - divulgação da tabela de honorários profissionais, com palestras direcionadas para a aplicação da mesma; e - fiscalização do exercício profissional e ações itinerantes em todo o Estado do Maranhão.

Candidatos a conselheiro federal e suplente:

HERMES DA FONSECA NETO ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Pará - 1986 Engenheiro Civil formado pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará - 1987 Mestre em Desenvolvimento Urbano - MDU/UFPE Doutor em Urbanismo - PROURB/UFRJ Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão Sócio da Empresa Hermes Fonseca – Arquitetura e Construção Cargos ocupados como representante classista: Presidente do IAB - MA por dois mandatos Conselheiro Federal - suplente CONFEA – representando o CREA/MA Conselheiro Regional do CREA - MA Coordenador da Câmara de Arquitetura do CREA - MA Delegado da FNA no Maranhão Presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Maranhão por dois mandatos Presidente do CAU/MA nos dois primeiros mandatos

GRETE SOARES PFLUEGER ( SUPLENTE )

Currículo : Doutora em urbanismo pelo PROURB-UFRJ, Mestre em Desenvolvimento urbano pelo MDU -UFPE, especialista em metodologia do Ensino superior UEMA. Professora adjunta III do Curso de arquitetura e urbanismo e do Programa de Pós-graduação em desenvolvimento socio espacial e regional da Universidade Estadual do Maranhão . Na UEMA exerceu cargos de diretora de curso de arquitetura, Pró Reitora de extensão e assessora . Pesquisadora da UEMA , FAPEMA e CNPQ , com ênfase aos seguintes temas: patrimônio histórico, arquitetura moderna, planejamento urbano, formação das cidades( São Luis e Alcântara ). Consultora Fapema, FINEP , Embrapa e Conselheira do CAU -MA .

Candidatos a conselheiros estaduais e suplentes:

1 . LÚCIO FLÁVIO PAIVA E PAIVA ( TITULAR )

Currículo : Formação: Pós-graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma - 2009; Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (Lato Sensu MBA Executivo) - 2003; Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - 2002. Representações de classe: Conselheiro Suplente do CREA/MA (2007 a 2009); Conselheiro Titular do CREA/MA (2010 a 2012); Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão - CAU/MA (2012 a 2014). Atuação Profissional: Arquiteto da ENGIURD (Engenharia da Igreja Universal do Reino de Deus) no Maranhão - 2005, atuando na área de coordenação de projetos arquitetônicos e de fiscalização e acompanhamento de obras; Arquiteto da ENGIURD em Luanda (Angola-África) - 2006, atuando na área de coordenação de projetos arquitetônicos e de fiscalização e acompanhamento de obras; Sócio da Empresa PAIVA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO LTDA, desde 2005.

1 . CLAUDIO HENRIQUE FERRO FREIRE ( SUPLENTE )

Currículo : NOME DO PROFISSIONAL: Claudio Henrique Ferro Freire Celular 98-9972-6267 e Escritório 98-98137-7715 E-mail: arquiteto@claudioferro.com.br Site: www.claudioferro.com.br Formação acadêmica Graduação: Desenho Industrial, data da conclusão 01 de outubro/1996, Universidade Federal do Maranhão – UFMA, São Luís-MA. Graduação: Arquitetura e Urbanismo, data da conclusão 17 de outubro/2003, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, São Luís-MA. Claudio Ferro Arquitetura Ltda-EPP (CNPJ: 11915665000141), cargo: proprietário- atribuições: Diverso projetos arquitetônicos em residências, comércios, clinica, salas e institucional. Contratos atuais: Projetos de 4.000m² arquitetura e complementares da EMBRAPA em São Luís, Projetos de 3.000m² dos complementares do SENAC-Pinheiro. Manutenção predial de 55 escolas do estado através da SEDUC-MA. Fiscalização de projetos e obras para a Procuradoria Regional do Trabalho 16ª REG. Projetos, Relatórios, planilhas da Caixa Econômica Federal Maranhão e Piaui

2 . ROBERTO LOPES FURTADO ( TITULAR )

Currículo : Roberto Lopes Furtado Arquiteto e Urbanista (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté/SP - 1985), Especialista em Direção Pública Local pela Associação Para o Desenvolvimento Estratégico de Zaragoza (Espanha/2004); foi Coordenador Geral do Projeto Habitacional Brasil/ HBB-BID convênio com a Prefeitura de São Luís (2002-2005); Secretário da Secretaria Municipal de Terras, Habitação e Urbanismo (2005-2008) Membro da comissão de desenvolvimento e aprovação do Plano Diretor de São Luís – 2006, Coordenador Geral da UPP – Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga – BIRD; foi Conselheiro Federal pelo Estado do Maranhão (2010- 2013); é Conselheiro Estadual do Maranhão e Vice-Presidente do CAU/MA (2014-atual);Coordenador do Consórcio Cobrape-SPTC no apoio ao gerenciamento e fiscalização do Programa de Financiamento do BNDES - Viva Maranhão (2017-atual); Diretor da Roberto Furtado Consultoria, Arquitetura e Urbanismo (atual)

2 . ALEX OLIVEIRA DE SOUZA ( SUPLENTE )

Currículo : Doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est (2010), Mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Atualmente é Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (desde 2015) Professor Adjunto III da Universidade Estadual do Maranhão (desde 1995), Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional (desde 2014), Conselheiro Federal Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (desde 2015), Exerceu as funções de Coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (2014), Coordenador do Atelier Internacional de Criação Urbana ? EQUINOX com Brasil, França e Itália (2009-2014), Coordenador das Oficinas de Planejamento Participativo e Sustentável realizadas em parceria com a União Por Moradia Popular do Maranhão e União dos Moradores do C. Histórico de São Luís

3 . ARISTELSON MENDONÇA FREITAS ( TITULAR )

Currículo : Aristelson Mendonça Freitas. Nascido: 1970. Natural: Humberto de Campos-MA. Formação: FAU da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), 2003. Responsável técnico pela execução de vários prédios residenciais em São Luís pelas empresas Franere e NBR, atualmente com escritório de projeto e execução de obras na Cidade de Humberto de Campos-Ma com a empresa Obra Prima Arquitetura e Construção Ltda, sendo sócio proprietário, Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos, Saneamento Básico e Urbanismo de Humberto de Campos-Ma, Conselheiro Estadual do CAU-MA (2015 à 2017).

3 . ANE CRISTINA ROCHA FRAZÃO ( SUPLENTE )

Currículo : Formação: Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade CEUMA – 2014. Atuação: Auditora de Qualidade e Fiscal de obras Civis. Profissional liberal atuante com projetos de arquitetura e urbanismo, arquitetura de interiores e de Patrimônio Histórico.

4 . JOSÉ MARCELO DO ESPÍRITO SANTO ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo-FAUUSP/1987), Especialista em Direção Pública Local pela Associação Para o Desenvolvimento Estratégico de Zaragoza (Espanha) em 2004, Mestre em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2006. Professor Assistente no Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

4 . DENNIS ALBERT RODRIGUES GUILHON ( SUPLENTE )

Currículo : arquiteto e urbanista (uema, 2003) especialista em engenharia ambiental (2006) ex membro do conselho da cidade de são luis (concid) - 2007 a 2008 ex membro da assessoria de desenvolvimento urbano da secretaria de planejamento de são luis - 2007 a 2010 ex arquiteto na secretaria extraordinária de projetos especiais de são luis - 2010 a 2013 professor dos cursos de engenharia civil e de produção da UNDB - 2009 a 2011 professor dos cursos de engenharia civil, ambiental e de produção da Faculdade Pitagoras - 2013 a 2015 coordenador e professor do curso de arquitetura e urbanismo da Faculdade Pitagoras - 2013 até hoje

5 . ROGERIO HENRIQUE FRAZAO LIMA ( TITULAR )

Currículo : Doutorando da Universidade de Lisboa - Portugal. Mestre em Arquitetura pelo PROARQ, FAU/UFRJ. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Pesquisador da Metodologia BIM (Building Information Modeling). Sócio Proprietário da RLIMA - Arquitetura e Urbanismo e Professor Universitário.

5 . ANA ELIZA CANTANHEDE PEREIRA ( SUPLENTE )

Currículo : Nome: Ana Eliza Cantanhede Pereira Formação Profissional: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Silva e Souza – RJ – Dezembro/81. RG CAU: A7517-5 CPF: 098.736.783-87 Breve Curriculum Pós-graduação/Experiência Profissional: -XII Curso de Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Municipal e Urbana-CEMUAM com apresentação de trabalho na Câmara Municipal de Araruama, RJ – IBAM/RJ. 1982 -Participou do Grupo de Trabalho que elaborou as leis de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano para o Município de Araruama/RJ. com apresentação do Projeto de Lei na Câmara, que o aprovou por unanimidade. 1982. -Arquiteta da OMNIA Engenharia e Construções SA. Obras residenciais da Alumar -Conjunto Gonçalves Dias (9.600m2) e Jardim Buriti (4.600m2) - 1983/85. -Sócia Fundadora da Associação Profissional dos Arquitetos do Estado do Maranhão (APA/MA) - São Luis, Ma. 1985. -Diretora da Divisão Regional de Fiscalização Urbanística/Centro da Secretaria Municipal de Urbanismo de SLuis/Ma.

6 . MARCUS GUSMÃO FERREIRA SANTOS SILVA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto e Urbanista, atuando nas áreas de projeto e execução de obra de arquitetura e urbanismo no Estado do Maranhão. Graduação da Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística pela UNB - Universidade de Brasília e Mestre em Design pela UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

6 . MARCOS NUNES MORAIS ( SUPLENTE )

Currículo : - Formação: Ensino Médio na Escola Reino Infantil - 2010 Graduação em Arquitetura e Urbanismo na UEMA - 2015 Cursando Pós Graduação - Master em Arquitetura e Lighting - IPOG - Experiencia Profissional: Estágio em Obras na empresa INOV Construções LTDA - Janeiro a Julho de 2013 Estágio na empresa Hermes Fonseca LTDA - Agosto de 2013 a Janeiro de 2016 Arquiteto e Urbanista na empresa M&T Arquitetura LTDA [Criatório Arquitetura e Design] - Em exercício Sócio Proprietário do escritório de arquitetura - Por Metro Quadrado Arquitetura - Atividades Complementares: Ouvinte e Aluno do EQUINOX - Ateliê de Criação Urbana - Métodos de Concepções e ideias de futuro - 22 a 25 de novembro de 2011 Membro de Grupo do EQUINOX - Ateliê de Criação Urbana - Ideias de Futuro São Luís +400 - 24 de Setembro a 05 de Outubro de 2012 Membro do Diretório Acadêmico Morada - 01 de março a 01 novembro de 2015 Comissão Organizadora do VIII EREA Nordeste Ilhas 2016 - Alcântara/MA - 17 a 24 de janeiro de 2016

7 . ANDREIA JANE LEANDRO CAMARA ( TITULAR )

Currículo : Professora Especialista em Magistério Superior (2002), Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão (2000). Tem experiência em Docência Superior Lecionando Disciplinas como: Urbanismo, Projeto IV e Estudos Sociais Econômicos na Faculdade Pitágoras; e Informática Aplicada 2D, História das Cidades, Projeto III e Morfologia Urbana na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UndB). Tem experiência como Arquiteta em reforma e ambientação residencial e comercial. Tem experiência em Inovação com um Desenho Industrial Concedido (2016). (Texto informado pelo autor) Endereço para acessar o CV: http://lattes.cnpq.br/2443288376315088 Nome em citações bibliográficas: CAMARA, A. J. L.

7 . FABIOLA ALMEIDA RAMOS ( SUPLENTE )

Currículo : Atuação na área de Arquitetura e Urbanismo, com habilidade para atuar na elaboração de projetos, definição de materiais, acabamentos, técnicas e metodologias, execução de obras e serviços e estudos de viabilidade financeira, econômica e ambiental. Conhecimentos na elaboração e projeto de plantas e mapas de urbanismo, levantamento de medidas, criação de memoriais descritivos e quantitativos e acompanhamento de projetos em órgão públicos. Vivência no atendimento aos clientes, recepção de documentos e encaminhamento de processos para aprovação de projetos. Prestação de auxílio na execução de projetos de arquitetura de prédios, pontes, interiores e obras em geral, pesquisando características e preparando métodos de trabalho. Disponibilidade para viagens e mudança de cidade. Graduação em Arquitetura e Urbanismo _ conclusão 1994 - Universidade Gama Filho Gestão de Projetos Design Mobiliário Luminotécnica Gestão de Projetos Escritório de Arquitetura NUCLEO ARQUITETURA E EVENTOS . 2004 a Atua

8 . UBIRATÃ MILHOMEM COSTA ( TITULAR )

Currículo : Arquiteto e Urbanista pela UFC-Ce (1988). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Edificações e Arquitetura em Geral. 2010 - 2012 Especialização em MASTER EM ARQUITETURA. (Carga Horária: 456h). Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil. Título: Lar meu doce lar com enfoque no conforto ambiental. Orientador: Farlley Jorge Derze. 2005 - 2008 Especialização em AVALIAÇÃO E PERÍCIA DA ENGENHARIA. (Carga Horária: 480h). Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil. Título: A IMPORTÂNCIA DA APLICAÇÃO DA NORMA NBR 14,653 POR PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA EM AVALIAÇÕES DE BENS. Orientador: JOSÉ FIKER. 2002 - 2004 Especialização em PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO AMBIENTAL. (Carga Horária: 360h). Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. Título: Implantação de Sistema de Gestão Ambiental em Empreendimentos do Ramo Hoteleiro - Estudo de Caso: CALHAU PRAIA HOTEL. 1984 - 1988 Graduação em Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Ceará

8 . NORTHON ALMEIDA FERRAZZI ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista, graduado pela UNISINOS - São Leopoldo/RS - em 1986. Ex-presidente da Associação de Arquitetos e Engenheiros do Sul do Maranhão, em Balsas/MA; Conselheiro do CMDU - Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Balsas/MA; Atualmente fazendo parte do corpo técnico da atualização do Plano Diretor de Balsas/MA Sócio do escritório Espaço Arquitetura, atuante em projetos residenciais, comerciais, clínicas e hospitais.

9 . SANADJA DE MEDEIROS SOUZA ( TITULAR )

Currículo : Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE) e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) com foco em Sustentabilidade Ambiental. Professora Adjunta da Universidade Estadual do maranhão, lecionando as disciplinas de Conforto Ambiental e Conforto Acústico.

9 . RENATO TEIXEIRA E SILVA ( SUPLENTE )

Currículo : Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Estadual do Maranhão em 2005. Sócio titular do escritório RL Arquitetura e Interiores desde 2007 atuando na área de projetos arquitetônicos e de ambientação residencial, comercial, hospitalar e hotelaria, além de projetos urbanísticos e luminotécnicos. Especialista em Iluminação e Design de Interiores, além de MBA em Construções Sustentáveis. Foi também conselheiro do CREA por duas gestões e segundo vice presidente por uma gestão.