LEGO'S - JUNTOS PELA ARQUITETURA E URBANISMO

Plano de trabalho:

PROPOSTA DA CHAPA LEGO’S – JUNTOS PELA ARQUITETURA E URBANISMO - DOS CANDIDATOS A CONSELHEIROS TITULARES E RESPECTIVOS SUPLENTES PARA O CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL (CAU/BR) E PARA CONSELHEIROS TITULARES E SUPLENTES DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO MARANHÃO (CAU/MA).

 PROMOVER A VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DE CAMPANHAS QUE ESCLAREÇAM AS ATRIBUIÇÕES DOS ARQUITETOS E URBANISTAS;
 ATUAÇÃO DIRETA COM AS ESCOLAS DE ARQUITETURA NO SENTIDO DE APROXIMAR AS ATIVIDADES DO CAU/MA PARA AS COMUNIDADES UNIVERSITÁRIAS;
 DIVULGAÇÃO DA TABELA DE HONORÁRIOS PROFISIONAIS COM PALESTRAS DIRECIONADAS PARA A APLICAÇÃO DA MESMA;
 FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO PROFISIONAL E DA APLICAÇÃO DOS VALORES DO SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL; E
 FISCALIZAÇÕES ITINERANTES NO SENTIDO DE ABRANGER TODO O ESTADO DO MARANHÃO.

Membros

Federais

1 - MARIA LAIS DA CUNHA PEREIRA (Titular)

Nascido:1954. Natural: RJ. Formação: Universidade de Brasília formada em 1978. Foi Presidente do IAB/ MA de 1998 a 2000,Vice-presidente NE 2003/4 da Direção Nacional do Iab, Trabalha na Superintendência do Patrimônio Cultural desde 1987, atualmente dirigindo o Departamento de Projetos Especiais. Coordenou a Divisão de Educação Artística e Cultural do CINTRA elaborando a proposta pedagógica do setor. Cons. Suplente do CAU/BR 2011 a 2014.

1 - ALEX OLIVEIRA DE SOUZA (Suplente)

Doutor em planejamento do espaço, Urbanismo pela Universidade Paris Est (2010), Mestre em Desenvolvimento Urbano pela UFPE (2000) e Arquiteto e Urbanista pela UFPB (1993). Atualmente é Coordenador da comissão de pós-graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEMA e Vice-Presidente do CAU/MA. Tem atuação nas áreas de projeto urbano, reconfiguração territorial, desenvolvendo trabalhos de avaliação de projetos e programas de requalificação urbana.Coordenador geral Equinox desde 2009.

Estaduais

2 - HERMES DA FONSECA NETO (Titular)

Doutor em urbanismo-UFRJ, Mestre em desenvolvimento urbano-UFPE, especialista em metodologia do ensino do terceiro grau, graduação em Arquitetura e Urbanismo-UFPA, 1986 e Engenharia civil-CESEP/PA, 1987, professor adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA. Representações: presidente do IAB/MA por dois mandatos, conselheiro federal-CONFEA, coordenador de câmara de arquitetura do CREA/MA, fundador e presidente do SINDARQ/MA por dois mandatos, primeiro presidente do CAU/MA.

2 - VITOR HUGO DOS SANTOS PLUM (Suplente)

Vitor Hugo dos Santos Plum. Nascido:1953. Natural: RJ. Formação: FAU da Silva e Sousa Sociedade Educacional-RJ, 1979. Professor Especialista pela UEMA, ocupou os cargos de Chefia Departamental e Direção de Curso. Atualmente é Coordenador da CPF-Coordenação de Planejamento Físico da UEMA. Profissional Liberal com Projetos de Arquitetura nas áreas residencial, comercial e de programação visual; execução e fiscalização de obras civis. Foi apresentador programa de TV sobre Arquitetura e Urbanismo.

3 - ROBERTO LOPES FURTADO (Titular)

Conselheiro Federal do CAU-BR; Proprietário da Roberto Furtado Consultoria Arquitetura e Urbanismo; Especialista em Geoprocessamento, Pós Graduado em Direccíon Pública pela Ebrópolis, Zaragoza, Espanha; por 20 anos atuou na administração Pública Municipal, como Secretário Adjunto de Trânsito e Transportes, Secretário de Urbanismo e Habitação, Secretário de Projetos Especiais; atual Conselheiro do Conselho da Cidade; membro da Comissão Técnica na reformulação do Plano Diretor e Lei de Zoneamento.

3 - RICARDO LAENDER PEREZ (Suplente)

Arquiteto e Urbanista pela Universidade de Brasilia – UnB - 1974; Pós-graduado em Iluminação e Design de Interiores; Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UEMA (aposentado); Membro do CAU/Ma. No setor público ocupou os cargos de Secretário de Obras e Transportes de São Luís, Presidente da Sociedade de Melhoramentos e Urbanismo de São Luís, Secretário de Estado de Planejamento - Ma, Secretário de Estado de Infraestrutura - Ma. Atualmente é arquiteto no escritório B&P Arquitetura.

4 - GRETE SOARES PFLUEGER (Titular)

Doutora em urbanismo-PROURB-UFRJ, Mestre em Desenvolvimento urbano-MDU-UFPE, especialista em metodologia do Ensino superior, Professora adjunta II do Curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Na UEMA exerceu cargos de diretora de curso de arquitetura (2002-04) e Pro Reitora de extensão (2007-2010) e assessora (2011). Pesquisadora da UEMA, FAPEMA e CNPQ. Consultora AD HOC da Fapema, FINEP, EMPRAPA e Membro do CAU/MA.

4 - FLÁVIO MORAES REGO SALOMÃO (Suplente)

Nascido 1967. Natural: São Luís–MA. Formação: Arquitetura e Urbanismo, Faculdades Integradas BENNETT – RJ. Pós-Graduação: Lato Sensu _ Especialização: UEMA. Professor especialista em arquitetura e engenharia hospitalar. Profissional liberal com projetos de arquitetura nas áreas residencial, comercial. Membro da banca examinadora de processo seletivo simplificado para contratação de professor substituto da UEMA. Conselheiro Suplente do CAU/MA (2012-2014).

5 - GLADSTONE MAPURUNGA E SILVA JUNIOR (Titular)

Pós-Graduação em MBA – Gestão Empresarial (2004-2006), Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdade de Belas Artes de São Paulo 2° semestre de 1997 à 1° semestre de 1999 e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA 5° período até o 10°. Titular da empresa Mapurunga Construções e Comércio Ltda. Conselheiro Titular CREA-MA (2010- 2011), Membro da Câmara de Arquitetura-CCARQ, Conselheiro titular do IAB/MA (2010-2014), Conselheiro CONCID-MA (2010-2012), Conselheiro do CAU/MA (2012-2014).

5 - FERNANDO DA ROCHA MOTTA (Suplente)

Fernando da Rocha Motta. Nascido:02.01.1948. Natural: RN. Formação: UNICINUS / Universidade Alemã de São Leopoldo , 1973. Pós Graduação em Recuperação Energia Urbana / UNICINUS. Execução, gerente de área no projeto cargas, obra (Cobak), São Luís/MA. Projetos e obras ao longo da ferrovia dos Carajás, desde Santa Luzia até a Sena Norte/Carajás. Para São Luís até a presente data, está com 402 obras entre residenciais e comerciais.

6 - GILVANDRO FERNANDES OLIVEIRA (Titular)

Especialista em Docência na Educação Superior, titular da empresa JADE Arquitetura, Construção e Consultoria, Consultor e Instrutor do SEBRAE/MA, Conselheiro Titular do CAU/MA (2012 a 2014), exerceu cargos de professor nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, da Universidade Ceuma – MA (2008 a 2010) e na OFICINA ESCOLA DE RESTAURO – Prefeitura Municipal de São Luís – MA (2007), trabalhou na equipe do escritório ZAZURCA ARQUITECTOS – Barcelona – Espanha (2005 a 2006).

6 - ROGERIO HENRIQUE FRAZAO LIMA (Suplente)

Mestre em Arquitetura pelo PROARQ da FAU/UFRJ; Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UEMA. Ex-Presidente do IAB-MA (2010-2011) participou da organização do 135º COSU-IAB em São Luís (2010). Profissionalmente atua no desenvolvimento de projetos de arquitetura nas áreas hospitalar e comercial utilizando a Plataforma BIM. É coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade CEUMA desde 2009, além de ser professor da UEMA. Realiza pesquisas na área do uso da tecnologia BIM.

7 - VERONICA PEREIRA PIRES (Titular)

Pós-graduação em Lighting Design pela Incursos – Instituto Nacional de Cursos (2007-2008), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UEMA (1997-2003). Arquiteta da Coordenadoria de Planejamento Físico da Universidade Estadual do Maranhão (2009-2010), Membro do CAU/MA, Exercendo o cargo de Conselheira titular e Presidente da Comissão de Ética (2012-2014). Hoje trabalha na empresa Verônica Pires Arquitetura, onde desenvolve projetos dos mais variados níveis de atuação.

7 - Marcio Henrique Smith Fonseca (Suplente)

Marcio Henrique Smith Fonseca, nascido em 05 de abril de 1976, Ludovicense, formado na Universidade Estadual do Maranhão, com especialização em Engenharia Ambiental. Profissional liberal atuante na área do urbanismo, paisagismo, arquitetura e execução de obras civis. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores/ CEUMA (2006 à 2012) atualmente Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB (2012-2014).

8 - DENISE DUARTE COSTA (Titular)

Formação: Faculdades Integradas Bennett -RJ, 1981, Escola de Belas Artes -UFRJ -1985. Especialista em metodologia do Ensino superior, UEMA, atualmente presidente do Clube de Arquitetos e Designers de Imperatriz. Profissional Liberal com Projetos de Arquitetura nas áreas residencial, comercial ; execução e fiscalização de obras civis.

8 - ARISTELSON MENDONÇA FREITAS (Suplente)

Aristelson Mendonça Freitas. Nascido: 1970. Natural: Humberto de Campos-MA. Formação: FAU da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), 2003. Responsável técnico pela execução de vários prédios residenciais em São Luís pelas empresas Franere e NBR, atualmente com escritório de projeto e execução de obras na Cidade de Humberto de Campos-Ma com a empresa Obra Prima Arquitetura e Construção Ltda, sendo sócio proprietário.