CAU/MA prestigia lançamento dos livros “Status do lugar” e “Redes e Ruínas” na 12ª FELIS de São Luís
26 de novembro de 2018 |
Como parte da programação da Feira do Livro de São Luís – 12ª FELIS, foram lançados na última quarta, 22/11, os livros dos arquitetos e urbanistas e professores da UEMA, Hermes Fonseca e Grete Pflueger. Os livros, derivados de suas teses de doutorado em arquitetura e urbanismo, contribuem para o acervo e pesquisa científica não só na área de arquitetura e urbanismo, como promovem um entrelaçamento de profissões e fortalecem a produção acadêmica no Maranhão. O presidente do CAU/MA, Marcelo Rodrigues esteve no lançamento prestigiando as obras e seus respectivos autores.
O livro “STATUS DO LUGAR”, de autoria do professor Dr. Hermes Fonseca, traz um histórico sobre o crescimento urbano na cidade de São Luís/MA, contemplando a estruturação do espaço residencial urbano e toda a dinâmica imobiliária que contribuiu para a mobilidade residencial e a segregação espacial. Como objeto, o autor nos revela os indicadores de vendas no mercado imobiliário de São Luís pela caracterização de alguns empreendimentos da cidade.
O livro “REDES E RUÍNAS”, de autoria da professora Dra. Grete Pflueger, faz uma reflexão teórica sobre as cidades que morrem, que ficaram em ruínas e decorrentes de processos que geraram decadência econômica e social, configurando um urbanismo de exclusão, devido ao isolamento e desconexão destas cidades da rede colonial e da rede global. A obra tem como objeto de estudo a cidade Alcântara no Maranhão que sofreu um processo de arruinamento sem precedentes ilustrado por Adolf Lindenberg em 1904 que compara Alcântara à cidade italiana de Pompéia devastada pelo Vesúvio.

Marcelo Machado, presidente do CAU/MA e Hermes Fonseca, arquiteto e urbanista e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.